Géssica Barreto

- aulas de forró com muita consciência corporal, autonomia e criatividade, através de perspectivas contemporâneas e feministas -

"Coragem de dançar no seu ritmo!"

sobre Géssica Barreto

Géssica Barreto é artista, pesquisadora e professora de forró, pós-graduada em Dança e Consciência Corporal e graduanda no Bacharelado Interdisciplinar em Artes na UFBA.

Acredita que o forró é um movimento cultural, social e político e que é possível usar o corpo-mente como ferramenta para revolução, mudança e autoconhecimento.

Atua como professora de forró pé de serra desde 2018, dando aulas em Salvador e outras cidades da Bahia, além de outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.

Atualmente, seu maior objetivo hoje é ensinar pessoas a dançar forró com muita consciência corporal, autonomia e criatividade, através de perspectivas contemporâneas e feministas.

Para além desses aspectos, o conteúdo, a metodologia e a didática das suas aulas misturam forró estilo Roots, dança compartilhada, técnica, comunicação, ludicidade, conforto e musicalidade, prezando sempre por um ambiente acolhedor, descontraído e livre de julgamentos.

Seu lema é: “Coragem de dançar no seu ritmo!”.

mais história

Géssica sempre dançou forró! Nascida e criada no interior da Bahia, em Santo Antônio de Jesus, o gênero nordestino e as festas juninas sempre estiveram presentes na vida dela!

Mas foi em 2016, morando em Salvador, que redescobriu sua paixão pelo forró, quando fez sua primeira aula na escola de forró Essência. Desde então, não parou mais de dançar, estudar e pesquisar forró!

Entre 2017 e 2018, foi monitora e professora no grupo de forró Balanço Nordestino, ministrou workshops em Salvador, em Santo Antonio de Jesus e em alguns festivais pelo Brasil como o Nata Forrozeira (São Paulo) e o 5° Encontro de Forró do Brasil (Porto Alegre).

Teve sua primeira jornada internacional na Europa, em 2019, onde teve a oportunidade de dar aulas no Oslo Forró Festival (Noruega), Forró Amsterdam Festival (Holanda) e ministrar workshops em Paris (França).

A partir dos estudos sobre as questões da mulher e do machismo dentro do cenário do forró, já organizou alguns eventos e ações com essas abordagens em Salvador: rodas de conversa, o Particulino Só para Elas, o Forró das Mulé e aulas de forró voltadas exclusivamente para o público feminino.

Com a pandemia em 2020, adaptando-se às medidas de distanciamento social, migrou para plataforma online/remota e hoje também ministra aulas e workshops no digital com temáticas e formatos variados.

Fez parte também da equipe de artistas e de criação de conteúdo do Forró das Bonita, que é um grupo de pesquisa em dança, feminista, anticapitalista e anticolonial com foco no forró. Hoje em dia, continua criando e compartilhando conteúdo sobre forró nas redes sociais, como Instagram e YouTube.

Em 2021, fez uma turnê indepedente por alguns estados brasileiros, promovendo aulas e workshops de forró no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.

De 2022 até hoje, ministrou workshops e aulas regulares de forró em Salvador, além de facilitar workshops em Vitória da Conquista-BA, Itaúnas-ES, Caraíva-BA e Ilhéus-BA.

Em 2024, com a produção da Relabuxo, fez sua segunda turnê internacional de forró por dois meses, ministrando aulas em várias cidades pelos países da Alemanha, Portugal, Itália, Suíça e França.

Atualmente, faz um trabalho com o forró independente e contínuo em Salvador-BA e no formato online, através de aulas particulares, em grupo, cursos específicos, consultorias, workshops e práticas dançantes de forró, voltado para o público geral e também alguns projetos só para mulheres.